Auschwitz

ausch

É impensável tentar entender o que aconteceu em Auschwitz. Duvido que você não saiba, mas esse lugar foi criado por um demônio chamado Hitler, para exterminar judeus. EXTERMINAR. Mandar matar simplesmente, sem motivo nenhum. Só por serem judeus. Não dá pra explicar o sentimento quando se lê sobre isso. A gente que não viveu esse tempo terrível da nossa história não tem ideia o que é ter vivido lá e conseguido estar aqui nos anos 2000 para contar a história.

a-bibliotecaria-de-auschwitz11-686x1024Foi isso que encontrei em A Bibliotecária de Auschwitz, um livro muito legal, com uma ficção criada em cima da história real.

A fim de mostrar uma situação que não existia, os nazistas transformaram um dos pavilhões em “escola” para a Cruz Vermelha ver e pensar que realmente ali em Auschwitz não tinha extermínio, era só um campo de presos que tinham alimentação, escola, convivência familiar (pura mentira). E nessa escola tinha uma menina que era encarregada de cuidar dos míseros 8 livros que foram contrabandeados até lá. Era a Dita, a bibliotecária. Ela escondia livros no vestido para não ser descoberta.

Daí a gente acompanha o dia a dia desse pavilhão e de outros  através do olhar dela, que   realmente existiu!

dita

Um livro maravilhoso sobre coragem, resistência e força. Fiquei curiosa para saber mais sobre este lugar terrível. Temos que conhecer sobre as coisas para entendê-las. Mesmo as ruins.

dita_2016

Dita em 2014.

Anúncios
Esse post foi publicado em e-book, Internet, Kobo, Livros, Realidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s