Projeto literário 2015.

A algum tempo estou vendo pessoas comentarem sobre alguns livros interativos que existem no mercado:

Os livros interativos.

Os livros interativos.

– Pintura: mandalas (onde tudo começou), Floresta Encantada, Jardim Secreto.

– Destrua esse diário: várias tarefas para serem feitas, uma em cada folha. Agora tem o “Termine este livro”, tem versão infantil (Diário de um Banana), tem versão pocket, e já vi até uma versão “isto não é um livro” que seria usar o livro para várias outras coisas que não seja de “livro” (como prato por exemplo).

– Perguntas e Respostas (Q&A – question and answer): são 365 perguntas para serem respondidas todos os dias do ano, com espaço para respostas de vários anos (Já vi 3 e 5).

– Uma linha por dia (One line a day): você escreve uma frase por dia, durante 365 dias, por um período de anos também pra depois ficar comparando.

– Listografia: São listas de várias coisas que você acha importante na vida (melhor banda, comida mais gostosa, famosos que já viu, viagens, etc).

– E mais um monte…

A finalidade de todos eles é o auto-conhecimento. Esse negócio das pessoas quererem se entender, saber como são, como pensam, a tal “natureza humana”. Através de pinturas, desenhos, colagens, frases, respostas. No fundo, no fundo, é a tal busca de respostas. Quem somos? Pra onde vamos? Por onde andamos? Qual é? Qual foi? Por que que tu tá nessa? (hahaha)

Antigamente (se você tem mais de 30 anos, vai me entender ) a gente fazia um caderno de perguntas na escola e distribuía pra galera responder (a única finalidade dessa versão era saber de quem seu pretendente gostava). Até hoje tenho o meu guardado e dou um sorriso bem grande quando encontro com ele.

Quase comprei.

Quase comprei (ver fonte da imagem no final do post).

Visto isso, estive ontem na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em SP, e peguei todos esses livros na mão. Gostei do acabamento, do tamanho, das cores (o livro Q&A foi a maior tentação, eu quaaaaaaaaaaase comprei), a ideia em si me agradou. É interessante a gente manter um registro das coisas e depois de um tempo voltar e ler o que escrevemos, pensar sobre como éramos, como estamos agora (vide este blog). Mas todos eles estão em inglês. Não existe versão em português ainda. Pra mim não é problema, mas isso limita um pouco o acesso para a maioria das pessoas (penso eu).

Daíííí, juntando o útil ao agradável, pensei que ao invés de gastar quase R$ 80,00 num livro pequeno e simples (ok, interessante, mas CARO DEMAIS pro meu gosto e pro meu bolso), que tal se eu fizer o meu próprio Livro de Perguntas?????

Comecei o curso intermediário de encadernação, onde vou aprender as técnicas mais clássicas da encadernação de editor, com couro, nervuras, cabeceado costurado, lombada arredondada e tal… eu poderia pegar esse conhecimento e fazer uma versão personalizada do Livro de Perguntas (estaria mais para um diário)! Elaborar perguntas direcionadas ao MEU auto-conhecimento na forma mais direta possível. Em dias que eu sei que são especiais ou memoráveis me analisar de forma direta, profunda até. E posso pensar em um livro por ano, ou deixar um livro para cada 3 anos, 5, 10… manter como um diário da minha evolução pessoal mesmo. Quem sabe fazer para amigos e familiares, como uma relíquia, um diário personalizado. Uma coisa que ninguém tem.

Fazer um curso de caligrafia, e escrever na capa com letras medievais douradas… ter um ex-libris para cada pessoa, fazer em tamanhos diferentes, fazer uma caixa para guardar… ui! Mente viajando…

Mas pensei em fazer um projeto desse em 2015, seguindo as referências do meu curso de encadernação. Preciso pensar em um nome…

Fonte da imagem: http://cafeenovasideias.blogspot.com.br/
Anúncios
Esse post foi publicado em Curso, Livros, Projeto. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s