Livro + comida

Vamos falar de duas coisas maravilhosas: livro + comida.

Eu sei cozinhar. E sei seguir receita de livro, caderno, latinha de leite condensado, tampa de margarina. Já fiz algumas coisas na cozinha, ninguém nunca reclamou dos meus pratos, enfim… sei me virar. Até invento pratos, mas como esse blog é sobre livros, não vou contar essa história.

livr_uniQuando eu era criança, via minha mãe juntando os selinhos do saquinho de açúcar para trocar pelos livros de receita da União. Ficavam todos num clips, pendurados no armário, que tinha uma parte totalmente cheia de livros de culinária. Ela tem esses dois aí do lado, antiiiiigos. Além de trocar livros, minha mãe comprava coleções no Círculo do Livro e eu adorava folheá-los, vendo as fotos, imaginando os pratos.

Quando eu cresci um pouco, comecei a fazer o meu caderno de receitas elgo-cozinha_pais_a_pais-115x115 comprar os meus livros de culinária. Minha primeira (e única) coleção de livros desse tipo foi a coleção Cozinha País a País da Folha, que eram 20 livros com receitas de todos os países, depois fez sucesso e acrescentaram mais 20 livros – total 40. Os meus estão encaixotados junto com vários outros – ainda não tive oportunidade de cozinhar nenhuma receita desses livros.

coz_regA alguns dias atrás, vi na banca de jornal o lançamento de uma outra coleção, da Abril, Cozinha Regional Brasileira. Achei o máximo, livros com receitas tipicamente brasileiras… cada livro custa R$ 14,90. São 20 livros… façam as contas.

Eu achei meio caro. Adorei os livros, fiquei muito tentada a comprar. Quaaase comprei, peguei na mão, fiz uma continha básica e desisti: o preço me desanimou. Pensando na  “totalidade” e no preço que pago por livros, uma coleção de 20 livros quase R$ 300,00 é caro, não? Sei que a encadernação deve ser boa, é ilustrado (isso influencia no preço?), colorido, papel de qualidade e tal… mas desanimei.

Decidi que, enquanto eu não tiver um fogão para chamar de meu e uma estante na cozinha para chamar de minha e colocar os meus livros de culinária, acho que vou continuar pegando receitas no Rainhas mesmo…

* * *

Sobre Brumas: Gente, a Morgana sumiu! Não está em nenhum reino, nem com a Morgause, não deu sinal de vida quando Igraine mais precisava… até a Viviane deu uma sumida. Será que estão juntas? E aquela Guinevere é muito chatinha e insuportável, pelamor! Aliás, no livro o nome dela é Gwenhwyfar. Não sei se em algum momento muda para Guinevere. Amanhã cedo acho que termino o livro 2.

Esse post foi publicado em Internet, Livros e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Livro + comida

  1. Marcia disse:

    Ah, achei absurdamente caro tb… sem contar que dona internê tá aí… basta googar o que vc quer fazer e já aparecem no mínimo 20 variaçoes da mesma receita… vale a pena pagar tudo aquilo? eu acho que não.
    Bjks

Deixe um comentário

